Como planejar uma viagem em poucos minutos! ūüĆŹ

quinta-feira, junho 02, 2016

Essas cabines londrinas

Viajar é muito bom e (quaase) todo mundo ama! Mas dá um medinho de pensar que vamos para um lugar diferente, que não conhecemos nada e temos que nos virar sozinhas. Toda a vez que decidimos ir para um lugar novo vem a mesma história: como chegar no lugar? Onde ficar? Como se locomover? O que conhecer?
√Č de deixar qualquer novato no assunto beem assustado, por isso estou fazendo esse post! Vou dar umas dicas de como planejar uma viagem em pouqu√≠ssimos minutos. Claro, quem decidi os detalhes s√£o voc√™s, mas aqui segue um roteiro gen√©rico!

1 – Escolher o destino


As vezes v√°rios motivos nos levam a um lugar: um amigo se mudou para l√°, nossos pais querem ir, tem algum evento legal! Mas decidir o destino n√£o √© s√≥ falar “eu vou para Fran√ßa”, √© precisa definir quais cidades voc√™ vai ficar, se vai ser apenas a capital, quantos dias voc√™ quer que a viagem inteira dure e quantos dias em cada cidade. Vai ter mais de um pa√≠s? Complica mais ainda. Por isso √© preciso definir exatamente onde voc√™ quer ir. Sem essa informa√ß√£o, voc√™ n√£o pode come√ßar nada.

2 – Expectativas


Ap√≥s definido o seu destino, √© muito importante que voc√™ decida quais s√£o as suas expectativas e quais s√£o os seus padr√Ķes para essas viagem. Quer viajar fazendo a ryca? Ou vai ser algo low cost? Ou ainda tem confortos que voc√™ abriria m√£o e outras n√£o? √Č viagem para fazer compras ou para viver experi√™ncias?

Essas defini√ß√Ķes ir√£o te ajudar muito nas decis√Ķes mais pr√°ticas que vem a seguir.

3 – Como chegar?


Cidades maiores e mais internacionais como Paris, Londres e Nova York não tem muito mistério: avião é o melhor jeito. Mas se você vai viajar para uma cidade mais perto, tipo a capital do seu estado ou no interior ou até mesmo nos países de fronteira com o Brasil, é bom pesquisar o jeito mais barato.
Eu sempre uso dois sites para base de pre√ßos e decidir qual meio de transporte vai ser. Se for de √īnibus, o Rodoviaria Online e se for de avi√£o o Submarino Viagens.

Para decidir o mais viável pense no quanto vai gastar, no conforto durante a viagem, no tempo de viagem e no tempo que você pode passar fora da escola ou do seu trabalho.

Caso voc√™ n√£o consiga nem adivinhar como chega no seu destino, √© uma ilha no norte da Holanda? Ou um pa√≠s muito pequeno e ex√≥tico? Eu uso e amo o Skyscanner! Lembra at√© a m√ļsica da Demi haha. Nele voc√™ consegue colocar a sua origem e o seu destino que o site vai indicar a melhor rota. Voc√™ ainda pode escolher o meio de transporte que voc√™ quer. O bom √© que ele automaticamente te fala se voc√™ precisa pegar uma balsa por exemplo, coisa que as vezes n√≥s turistas nem sabemos que precisamos!

Day 78

4 – Hospedagem


Novamente aqui √© importante lembrar das suas expectativas. Sua viagem √© mais a trabalho? Voc√™ vai ficar muito tempo no hotel ou n√£o? Voc√™ quer conhecer a cidade ou apenas descansar sem se preocupar com coisas do dia-a-dia? √Č muito importante saber tudo isso.

Sua viagem e a trabalho: Foque-se em um hotel perto do aeroporto ou das suas reuni√Ķes de n√©gocio. O quarto provavelmente precisa ser s√≥ seu e a entrada deve ser livre 24h.

Se for para descanso: Um hotel com op√ß√Ķes de spa, sal√£o de beleza, piscina e academia √© uma boa. Um resort √© uma op√ß√£o muito legal para esse caso.

Se for para conhecer a cidade: Procure um hotel perto do centro, com f√°cil acesso aos lugares que voc√™ quer mais ver! Procure ficar perto de servi√ßos como: caixa eletr√īnico, restaurantes, bares, mercados, farm√°cias. Tudo isso facilita a sua vida.

Se for low cost ou se você quiser viver aventuras: procure um bom hotel! Hostels tem sempre muita gente jovem e tem as melhores dicas de lugares para ir e comer que custam muito pouco! Muitos organizam eventos toda a semana para os hospedes e é sempre muito legal! Você pode dividir quarto com uma galera e conhecer gente incrível!

5 – Como se locomover


Isso √© algo que muita gente esquece na hora de viajar. Como voc√™ vai ir do aeroporto at√© o hotel? Ou do hotel at√© uma atra√ß√£o? Dependendo do destino fica absurdamente caro usar taxi sempre, em outros voc√™ n√£o tem f√°cil acesso a transporte p√ļblico e talvez voc√™ nem queira essa experi√™ncia hehe.
Nesse caso, se lembre de quanto dinheiro voc√™ pode gastar. Em cidades como Londres e Nova York eu acredito ser besteira usar taxi, porque tem tanto transporte p√ļblico de qualidade que √© como rasgar dinheiro. Dependendo do hotel que voc√™ escolheu, eles tem servi√ßo de transfer para o aeroporto e muitas vezes DE GRA√áA, ent√£o √© sempre bom perguntar!
Você não precisa planejar exatamente todos seus deslocamentos antes, mas saber qual a sua prioridade e pesquisar o que é fácil ajuda muito! E você sempre pode perguntar na recepção do hostel/hotel, eles sempre sabem muita coisa!

6 – Roteiro


Sobre o roteiro, eu tenho um método muito infalível! Eu me recuso a ter um haha! Siiim, eu, a louca da organização, não gosto de ter roteiro em viagem!

Mas porque isso, Paula?
Porque já fui para 17 países e ter roteiro NUNCA deu certo! Você pode planejar o quanto for, vai chegar no dia e você vai ter dormido demais e perdeu metade do planejamento ou você quer ir num parque lindo e está chovendo. Ou você conheceu aquele grupo mara de italianos e saíram a noite para beber e no dia seguinte você está podre demais para fazer 90% daquilo que tem planejado...

O que eu faço é decidir alguns lugares/ coisas que eu quero muito ver e não pode faltar na minha viagem! O resto eu decido no hostel, porque sério: sempre tem um lugar incrível que você não viu em site algum e o recepcionista vai te falar sobre e você vai querer muito ir!

Ent√£o pessoal, post imenso novamente, mas essas s√£o as minhas diretrizes gerais de como planejar uma viagem! Na maior parte √© s√≥ voc√™ tomar decis√Ķes mesmo e o resto de adequa a isso. Eu tenho muito mais para falar sobre o assunto, se voc√™ tem alguma d√ļvida √© s√≥ me mandar!

Tem algo que vocês sempre fazem no planejamento que ajuda a ele ser muito mais rápido? Me fala ai!
Um beeeeixo


You Might Also Like

18 comments

  1. Você já foi pra 17 países?? Wow *o*
    Amei as dicas, em breve farei uma viajem e é sempre bom ler dicas sobre isso :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Val! Para onde você vai? *-*
      Tira muitas fotos, quero ver depois! :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Indica√ß√Ķes de base maravilhosas, Pa! Sou louca por catar aplicativos e sites para organiza√ß√Ķes de viagens e essa listinha vai nos abrindo mais alas para refletir as necessidades e, assim, encontrar ainda mais meios de suportes, n√£o √©? Amei!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De aplicativos acho que só usei um ou dois haha mas sou louca por organização também! Que bom que tu gostou ^^

      Beijos!

      Excluir
  3. Adoreiiii! Se tem uma coisa que amo é viajar, certamente.

    Nova York <3

    www.lorereis.com

    ResponderExcluir
  4. √ďtimas dicas, muito importante se planejar direitinho para n√£o passar por perrengues! Eu sou do tipo que anota tudo e morre de medo de esquecer algo importante e essencial.
    seu cabelo é lindo!!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes prevenir do que remediar! Certíssima você! E muito obrigada, linda!

      Um beijo!

      Excluir
  5. Oi Pa tudo bem?

    FIQUEI TAAAAAAAAAAO FELIZ COM SEU POST , por que eu amo viajar e ate tenho meus metodos (nao muito praticos) para começar a planejar as trips, mas nao vou ser redundante e teu post facilitou 100% a vida. Dei pin nele para minha pasta de viagem por que ta MARAVILHOSO . Podia fazer um desse nivel com malas né? HAHAH se bem que eu arrumo minha mala sem esquecer nadica em 30 minutos, te juro ahahha

    BACITOS
    caosarrumado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gi! :D Eu podia fazer um com malas sim, apesar de que não tem muito segredos e varia muito para onde você vai :p
      E tu é ninja hein? 30 min para fazer a mala? haha eu demoro mais, umas 2 horas. Eu gosto de separar tudo o que eu quero levar e dai ir fazendo peneiragens, até ficar só com o essêncial. Pratico meu desapego AUHHUAHUA

      Um beijo!

      Excluir
  6. acho legal vc escolher o lugar, hotel, passagem e se planejar financeiramente pra ir! XD

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é importante haha tem gente que nem faz e dá certo,mas eu prefiro (:

      Um beijo.

      Excluir
  7. Acho que esssas dicas são super válidas até pra viagens nacionais. Uma viagem sem planejamentos e pesquisas acaba saindo muito mais caro do que o esperado ne? Tem que fazer muita pesquisa hahaha, adorei as dicas, você é muito fofinha <3

    www.leitecombiscoitos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim haha eu sempre uso esse guia para viajar mesmo que seja no meu estado XD
      Muito obrigada, Monique.

      Um beijo!

      Excluir
  8. Eiiiita quanta dica boa! Fiquei com uma vontade maluca-doida de viajar agora! Ai ai.. é tão bom, né?!

    Você é muito expert no assunto! :P Curti!


    Um beijo e bom final de semana!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vontade de viajar a gente sempre tem, mas dinheiro e tempo é outra história hahah
      Queria ter mais experiência, mas isso só com o tempo! :D

      Um beijo, Au!

      Excluir
  9. Bom, esse pré-planejamento pode ser feito bem rápido mesmo mas sempre tomar bastante cuidado ao determinar tudo o mais.
    Adorei a ideia!
    | A Bela, n√£o a Fera| | Primeira Semana na Finl√Ęndia|| FB Page A Bela, n√£o a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu planejo tudo rapidinho mesmo haha depois de um tempo você pega prática de ver o que é golpe e o que vale a pena comprar numa batida de olho. Principalmente se o site de pesquisar for bom, ne :P

      Um beijo!

      Excluir

Facebook

Flickr

Subscribe