Fotografia | Por onde come√ßar!? ūüď∑

segunda-feira, junho 13, 2016

Ent√£o, pessoal, esse √© o meu primeiro post sobre fotografia e acho que nada melhor do que come√ßar a falar sobre o b√°sico do b√°sico do b√°sico! haha Fotografia √© algo que eu acho maravilhoso estudar, mas para quem n√£o gosta de f√≠sica, nem de matem√°tica, pode parecer um monte de bl√°bl√°bl√° que s√≥ vai te deixar confuso e irritado... Eu comecei a fotografar sem saber absolutamente nada, deixando tudo no autom√°tico, depois fui explorando as outras fun√ß√Ķes da minha camerazinha de m√£o (isso l√° em 2003 :x), mas nunca havia parado para estudar a fundo fotografia.
Depois eu comecei a explorar online fotos muito mais legais que a minha e eu n√£o conseguia fazer o que eu queria com a c√Ęmera, foi ai que comecei a estudar. O legal da fotografia √© isso, voc√™ n√£o precisa saber de TUDO de cara para fazer fotos legais, voc√™ descobre uma fun√ß√£o e dai explora e brinca ao m√°ximo com isso, ai quando enjoar, descobre outra e assim vai! :D
Hoje eu quero falar das 3 coisas mais básicas de fotografia, que são abertura do diafragma, tempo de exposição e ISO.

01 - Abertura do diafragma

A abertura do diafragma √© em termos muito b√°sicos: o quanto de luz vai entrar no sensor da sua c√Ęmera fotogr√°fica. Quanto mais luz entra, mais n√≠tida fica a sua foto, por√©m se entrar muito luz, a sua foto fica o que chamados de "estourada", voc√™ perde a forma dos elementos por excesso de luz. No seu visor voc√™ pode ver  a abertura pelo n√ļmero depois do F (F32, F18, F4, F1,4 etc). Quanto mais o n√ļmero depois do f, menor a abertura. Eu n√£o vou explicar o c√°lculo por traz disso porque n√£o quero complicar, mas se voc√™ estiver em um lugar escuro, melhor escolher n√ļmeros menores de F para melhorar a qualidade da sua foto e diminuir o ru√≠do.
Na montagem abaixo eu tirei 3 fotos do mesmo objeto com as mesmas configura√ß√Ķes (ISO 100 e tempo de exposi√ß√£o 1/50) e s√≥ alterei a abertura para voc√™ verem:

02 - Tempo de exposição

O tempo de exposi√ß√£o √© quanto tempo o diafragma vai permanecer aberto recebendo a luz do ambiente. Esse n√ļmero aliado a abertura do diafragma ser√£o os dois itens que voc√™ mais tem que prestar aten√ß√£o ao fotografar! Dominar esses dois atributos ir√° melhorar as suas fotografias em 200%! O tempo de exposi√ß√£o √© dado em fra√ß√Ķes (1/500, 1/80, 1/50, 1/2 etc). Quanto maior o n√ļmero embaixo da fra√ß√£o, menor √© o tempo de exposi√ß√£o. Um tempo de exposi√ß√£o muito pequeno √© √≥timo para tirar fotos de objetos ou pessoas em movimento (pulando, correndo, caindo), por√©m se a ilumina√ß√£o do ambiente for ruim, voc√™ tem que compensar isso com uma abertura maior de diafragma. Esses dois n√ļmeros sempre trabalham juntos.
Para fotografias de objetos parados, voc√™ pode abusar de tempos de exposi√ß√£o maiores, o que vai te dar uma imagem bem mais n√≠tida e com uma qualidade maior, por√©m √© muito importante deixar a c√Ęmera em um trip√© ou parada em algum apoio porque quando o tempo √© muito longo, qualquer tremida que voc√™ der, ir√° borrar a sua fotografia.
Na montagem abaixo novamente eu tirei 3 fotos do mesmo objeto com as mesmas configura√ß√Ķes (ISO 100 e F1.8) e s√≥ alterei o tempo de exposi√ß√£o:

03 - ISO

O ISO nem sempre pode ser controlado em c√Ęmeras mais simples, por√©m se for poss√≠vel, ajuda muito em situa√ß√Ķes onde existe pouca luz. O ISO √© resumidamente:  a qu√£o sens√≠vel √© o sensor da sua c√Ęmera a luz. Essa funcionalidade vem desde os tempos que as fotografias eram manuais, dependendo do filme em que voc√™ fotografava, ele teria um ISO diferente. Para as c√Ęmeras digitais √© o conceito que eu expliquei. Se voc√™, por limita√ß√Ķes de equipamento, n√£o consegue uma boa ilumina√ß√£o com a maior abertura da sua c√Ęmera ou com o maior tempo de exposi√ß√£o poss√≠vel, voc√™ pode aumentar a sensibilidade do seus sensor a luz. O √ļnico problema √© que com ISOs muito altos, voc√™ tende a perder qualidade e a sua fotografia fica com ru√≠do, por isso √© bom explorar todas as alternativas para sempre ter a foto mais n√≠tida poss√≠vel (se isso for o resultado desejado, claro).
Na montagem abaixo novamente eu tirei 3 fotos do mesmo objeto com as mesmas configura√ß√Ķes (F1.8 e tempo de exposi√ß√£o 1/50) e s√≥ alterei o ISO:
Acredito que s√≥ com esses tr√™s itens, √© poss√≠vel ficar mais de um ano se divertindo e baseado nesses par√Ęmetros quase que todas as t√©cnicas de fotografia se desenvolvem, seja fazer um bokeh, um foto pulando, uma foto de escrever com luz no escuro, etc. Abaixo segue a imagem que eu considerei um equil√≠brio entre os 3 par√Ęmetros (ISO 100, F1.8 e 1/20), sendo que existem muito mais do que apenas uma solu√ß√£o.
Um beijo!


You Might Also Like

26 comments

  1. J√° fiz alguns cursos breves de fotografia e adoro estudar sobre isso. Ainda n√£o entendo muito dos c√°lculos, mas na pr√°tica consigo me viriar bem com esses 3 par√Ęmetros :) Seu post ficou mega claro e bem ilustrado! Parab√©ns! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odeio estudar física de espelhos e lentes haha acho muito chato :p
      E muito obrigada, Lu!

      Um beijo!

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    preciso coloca-las em praticas hehehe
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lega, se te ajudar me avisa depois! *-*

      Um beijo!

      Excluir
  3. Adoro dicas de fotografia, porém eu não entendo muito bem e tenho um pouco de preguiça dessas coisas de ISO, diafragma...
    Qual c√Ęmera voc√™ usa?

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas três coisinhas são o básico mesmo haha, sabendo mexer nelas o resto é só o resto mesmo :p

      Eu uso uma T3i, geralmente uso a lente que veio com ela, mas tenho uma outra 50mm f1.8 que é meu xodó <3
      Se quiser sair um dia, a gente vai testando as configura√ß√Ķes e dai voc√™ v√™ como √© f√°cil, a c√Ęmera praticamente te pede para mudar as coisas :p

      Um beijo, Val!

      Excluir
  4. Fiz aula de fotojornalismo e confesso que os quesitos de ISO e afins, utilizando c√°lculos para aprofundar, foram detalhes que demorei ao menos uma semana estudante para compreender de fato, rs. Mas acho imprescind√≠vel para quem realmente quer investir em melhores fotos. Adorei as indica√ß√Ķes. Todas de base fundamental!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas são de base física, cálculos de lentes e reflexão, etc e tal. Meh, eu ODEIO essa parte da física hahaha aprendi fazendo e gosto mais assim haha
      Qualquer coisa, para conseguir fazer direito, leva muito tempo e aprendizado, n√£o tem como fugir disso haha

      Um beijo!

      Excluir
  5. Adorei essas dicas. Não conhecia o que você explicou e gostei bastante.
    Adorei seu blog.

    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas, amo fotografia e amei o post e o video!
    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com/

    ResponderExcluir
  7. Maneiro o post!
    Ficou bem explicado e agora eu entendo melhor sobre isso. Ainda n√£o tenho uma c√Ęmera pro, mas quando eu comprar j√° vai me ajudar muito essa no√ß√£o b√°sica.

    Eu achei essa √ļltima imagem meio desfocada. O bonequinho n√£o ficou t√£o n√≠tido. Era a inten√ß√£o mesmo?
    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaay, obrigada!

      Ficou desfocada porque em parte eu tremi e em parte a lente que eu usei, nas configura√ß√Ķes que eu coloquei, tem um foco muito seletivo, ai ele focou s√≥ nos √≥culos do bonequinho e tudo para tr√°s ficou desfocado mesmo ^^

      Um beijo!

      Excluir
  8. Amei o vídeo. Também adoro aprender na prática e acho que é assim que se aprende de verdade haha
    Comprei uma DSLR recentemente e estou aprendendo a usar ainda, pode continuar fazendo vídeos sobre fotografia que eu vou assistir haha

    Beijoos
    www.yannakarim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Yanna! :D
      Quero fazer mais sim *-*

      Um beijo!

      Excluir
  9. Opa favoritos, tem mais um link pra vc!

    Adorei o post lindona,

    beij√£o!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tu comentou no post errado, lindinha ^^

      Excluir
  10. Eu amo fotografia, preciso come√ßar a me aprofundar! Adorei as explica√ß√Ķes dadas na postagem e no v√≠deo. Tenha um dia aben√ßoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Comecei a me interessar por fotografia a pouco tempo e sou que nem voc√™. Prefiro estudar sozinha e de maneira pouco acad√™mica. Achei que voc√™ conseguiu explicar de forma clara e simples as fun√ß√Ķes b√°sicas. Agora √© s√≥ praticar mesmo. ;)
    www.ludices.com

    ResponderExcluir

Facebook

Flickr

Subscribe