Fotografia | Vamos falar sobre o foco! 📷

quarta-feira, junho 29, 2016

Sem título

Falar de foco parece fácil e muito óbvio, porém não é tanto assim. Uma imagem desfocada as vezes pode ser o seu objetivo e dá um resultado muito legal, eu mesma já gostei de tirar fotos assim em diversas ocasiões, porém não sabe focar pode ser uma frustração tremenda, principalmente se você só percebe a falta de nitidez quando você está na fase de pós processamento e não tem jeito de voltar na cena para tirar fotos melhores!

Foco em fotografia é onde estará o ponto de nitidez da sua cena. Ele pode ser manual ou automático e pouco ou muito seletivo.
Manual
O foco manual é o meu preferido, porque ele te dá mais controle naquilo que tu quer focar, porém é o que cansa mais , principalmente para mim que sofro com vista cansada e tenho um pouquinho de grau, mas não uso óculos. A ação de ficar sempre focando manualmente me deixa exausta e é o que eu gasto mais tempo fazendo quando tiro meus auto retratos e gravo meus vídeos.
O foco manual é ajustado na lente da câmera, no anel mais externo e ele é bem sensível, então cuidado ao manusear. Algumas lente irão possuir um segundo anel de regulagem, mais ao meio da lente, que controla o zoom. Outra vantagem do foco manual é que ele economiza bastante bateria da sua câmera em relação ao foco automático, vale lembrar disso quando a bateria começar a dar sinal de estar no fim e você tiver muitas fotos para tirar.
Automático
O foco automático gasta mais bateria, porém, em muitas câmeras é a única opção disponível. Geralmente nas digitais você escolhe onde quer focar apertando o botão de tirar foto até o meio e mirando no objeto. A câmera faz um barulhinho ou dá um sinal de luz caso o foco tenha dado certo ou não. No caso da minha t3i, o foco funciona assim e no meu visor eu posso escolher em qual ponto da minha composição a câmera irá buscar o objeto a ser focado (no conto, no meio, uma média da composição inteira, etc). Eu aconselharia você a ler o manual da sua câmera porque lá explica certinho como usar o foco, alias, é sempre bom ler o manual para saber tudo o que o seu equipamento é capaz!
O foco automático é maravilhoso para quando você está tirando muitas fotos em pouco tempo, tipo numa festa ou foto de animais em movimento, porque em lugares assim você não tem o luxo de ficar 3 minutos focando a cada foto!
Foco pouco seletivo
Sem título O que eu vou chamar aqui de foto pouco seletivo, é aquela imagem onde você tem um objeto em primeiro plano e o fundo fica levemente desfocado. Isso tem a ver com a profundidade de campo, que tem sua formula calculada baseada no tamanho da abertura da sua lente e também no tipo de lente que você está usando, mas não quero entrar em detalhes porque é complexo e eu quero simplificar haha. Acho que até comentei isso no meu primeiro vídeo, quanto menor a abertura do diafragme, menos seletivo será o seu foco. Por isso tirar uma foto com aquele fundinho borrado que blogueiras amam fica difícil se sua lente abre pouco (F10, F8). Esse tipo de foto é mais interessante em paisagens, porque você geralmente não prioriza um elemento na cena, o conjunto é importante.
Na imagem acima da para notar que não existe um elemento principal focado, tudo está razoavelmente nítido.
Foco muito seletivo
Beautiful decay
O foco pouco seletivo já é exatamente o oposto do caso acima. É quando você tira uma foto de uma pessoa segurando uma flor, a flor fica focada e a pessoa completamente desfocada. É um efeito que eu gosto muito e acho que uso até demais haha! O jeito mais fácil de fazer é com uma abertura bem grande (F1.4, F1.8, F2.0), essas aberturas eu consigo na minha lente 50mm, porém eu também consigo um certo desfoque de fundo na minha 55-180mm, se eu a deixo em 55mm e uso a maior abertura dela (F5.6, se não me engano).
Na foto da rosa acima, da para ver muito bem o quão seletivo meu foco estava, você tem a pontinha das folhas focadas e o resto está bem desfocado.
Então gente, o post de hoje é isso, espero que eu tenha ajudado a descomplicar um pouquinho mais a arte de fotografar para vocês! 
Um beijo!


You Might Also Like

32 comments

  1. mt bacanas suas dicas, eu amo fotos em macro com o fundo desfocado!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente leiga, mais pude compreender um pouco mais desse babado.
    Eu adorei, e curti esse post!
    Beijinhos
    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que você gostou e te ajudou!
      Fico feliz! :D

      Um beijo.

      Excluir
  3. Conhecendo teu blog hoje. Fiquei encantada com o layout, o blog é super distribuido e bem feitinho. Outra coisa, a galeria dos posts de looks, omg <3
    Maas falando desse post aqui, parabéns pelo vídeo. Já sabia algumas coisinhas, mas é sempre bom lembrar.

    Continua gravandooo.

    Beijos,
    Gabriela Alegre
    www.itsgaby.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada Gabi!
      Adorei seu comentário <3

      Um beijo!

      Excluir
  4. Costumo tirar mais fotos no celular do que na câmera, mais sempre que possível eu seleciono o foco automático.Tai esse foi um vídeo bem explicadinho,gostei.
    ❤❤❤
    BEijos
    Daiane Santos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante de foto com fundo desfocado, mas como a minha câmera não tem a lente que coloca, somente a parte do zoom, faço sempre as fotos com o foco automático.
    Preciso ler o manual para saber como fazer as fotos com o foco manual.
    Adorei as dicas! <3

    bjs

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes ela realmente não faz no manual o foco, mas sempre dá para checar! Ainda mais se tu tem problema com bateria ^^

      Beijos!

      Excluir
  6. Paula NECESSITO de umas aulas de fotografia com você!!
    Eu quero muito aprender a tirar fotos com foco muito seletivo, eu acho que a minha câmera tem essa opção e tals, mas sei lá como achar isso, sou muuito burra pra essas coisas :((((

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHSHUAA Temos que marcar um dia e dai a gente explora as opções que você tem, as vezes não vai dar mesmo, mas é sempre bom tentar! :D

      Um beijo, Val ❤

      Excluir
  7. Oi Paula, brincar com o foco pode ser bem divertido. Eu tenho uma certa preguiça, confesso, mas quando estou inspirada gosto de tentar umas coisas diferentes. Beijo, beijo :*

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é hUHUAHUUHA Geralmente em viagens eu deixo o foco no automático por preguiça e também porque não quero ficar mil horas para acertar a foto HUAHUAHU

      Um beijo!

      Excluir
  8. Muito boas as suas dicas! Preciso aprender mais sobre fotografia, quero comprar uma câmera profissional, mas primeiro preciso entender direito o que eu preciso e qual câmera pode me ajudar!

    Beijos,
    http://brunismos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! As vezes é melhor comprar uma câmera mais simples e dominar bem o equipamento, do que ter uma melhor e bem mais cara que você se perde! :D Tem muita gente que faz fotos maravilhosas com câmeras mais simples e grava vídeos, etc e tal! :D

      Um beijo ^^

      Excluir
  9. Pa, eu adoro tanto o seu carisma! Fico mais encantada a cada vídeo! E seus conteúdos são umas lindezas. Sempre fugindo de clichês, tanto no que está sendo transmitido, como na forma de transmitir. Fiz aulas de fotojornalismo (que é como aula de fotografia mesmo, aprendemos sobre ISO e afins), mas esses pontos bacanas não aprofundamos. Adorei!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, fotojornalismo ❤
      Dependendo da abordagem da aula você não aprende certas coisas mesmo, no meu caso não sei nada de fotos em macro e também não me interesso! Queria aprender a tirar fotos de estrelas, isso é um jeito todo diferente que ainda não acertei haha

      Um beijo e muito obrigada pelo comentário! ❤

      Excluir
  10. Adorei o post! Eu adoro a minha Canon e a minha lente fixa de 50mm com a abertura de 1.8! É perfeita para tirar fotos de outfits :)
    Obrigada pelo comentário! <3

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, essa lente é meu xodó <3

      Um beijo, Filipa ^^

      Excluir
  11. Que fofo! Adorei seu post!!
    Lindo Blog
    www.larivalzacchi.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas dicas, em um post uma boa imagem sempre chama a atenção dos leitores. Adorei seu blog. Beijos.
    http://www.cinderelaelegante.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu amoo fotos com o fundo desfocado . Amei o post.
    nicoleprass.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaaaaaaaaaay, que bom que gostou!
      Um beijo! :D

      Excluir
  14. Eu amo o fundo desfocado, e pra quem não tem uma câmera boa, com muitas funções. Uma dica é usar o photoshop... Amo suas fotos, ficam sempre lindas e esse cabelão então... rs =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, ps salva vidas auhuhahuahua
      Obrigada, Andressa!
      Um beijo :D

      Excluir

Facebook

Flickr

Subscribe