Fotografia | Enquadramento e Composição 📷

segunda-feira, setembro 05, 2016

Olá, gente! Esse post eu vinha querendo trazer há muito tempo, mas ficava me enrolando! É mais um da série onde eu falo um pouco sobre fotografia para vocês e o tema de hoje é muito fácil e ao mesmo tempo o mais difícil de lidar, na minha opinião.
Por que diz isso, Paula?
Quase todos os aspectos de uma boa foto, dependem do potencial da sua câmera e da sua lente e de como você lida com essas configurações todas, porém quando falamos de enquadramento e composição, esse dois aspectos dependem única e exclusivamente de VOCÊ. Não há nada que a câmera possa fazer para te ajudar com isso e ter sucesso enquadrando e compondo definem um bom fotografo de um ruim e para mim é o ponto principal da fotografia.
De nada adianta a pessoa ter a melhor câmera do mundo e tirar fotos mal enquadradas, melhor ter um celular bem ruim na mão e enquadrar bem do que o oposto, entendem? E como tudo isso é ABSURDAMENTE pessoal, eu vou dar algumas dicas, mas tudo depende de você e da sua criatividade, não existem regras absolutas.
01 - Composição
A composição nada mais é do que todas as decisões que você irá tomar em relação a uma foto. Isso inclui desde as configurações da câmera, posição dos elementos, quantidade de elementos, cenários, objeto principal, não ter objeto principal, etc e tal! Tem gente que já compõe na cabeça e depois faz poucos ajustes e tem gente que é mais espontânea e vai mudando conforme vai tirando fotos até acertar. Eu gosto de ser um pouco dos dois: gosto de ajustar as configurações antes, já imaginando o resultado final, e dai vou fazer pequenos ajustes no cenário conforme vou tirando as fotos.
Enquadramento centralizado
02 - Enquadramento
É como você posiciona os objetos na imagem. O que você quer dar destaque na sua fotografia? É uma paisagem ou uma pessoa? Você quer a pessoa bem no meio da foto ou mais no canto? Você quer fundo borrado ou não? Essa foto é para ser em retrato ou em paisagem? Essas são as coisas que você já deve imaginar antes de tirar a foto, para ter um bom enquadramento. Eu tenho algumas preferencias, mas é tudo bem pessoal e cada fotógrafo tem seu estilo de enquadrar.
Regra dos terços | Objeto no ponto de ouro
02.1 Regra dos terços
A regra dos terços é bem literal. Você pegar seu visor e imaginariamente divide ele em 3 partes horizontais e 3 partes verticais. Eu pessoalmente acho a melhor forma de enquadra. Você não centraliza o objeto principal da foto e o deixa levemente para o lado, mas não tanto a ponto de incomodar. Essa regra também ajuda com fotos de paisagem: deixar o céu ocupar os 2/3 superiores e o chão os 1/3 restante, normalmente deixam as fotos mais harmônicas. E nunca esqueça de deixar a linha do horizonte horizontal! haha
Usando 3 pontos de ouro
02.2 Ponto de ouro
O ponto de ouro seriam os pontos nas interseções das linhas guias da regra dos terços, são os pontos onde as pessoas olhariam primeiro, por isso são tão importantes e vale sempre usá-los a seu favor! Ainda mais levando em consideração lemos fotos do mesmo jeito que lemos um texto. Começamos de cima, para a direta, depois para baixo e para a direito novamente. Provavelmente é nessa ordem que alguém do ocidente vai olhar a sua imagem, então já ter isso em mente é muito importante, principalmente usando objetos múltiplos na composição.
Espaço negativo
02.3 Espaço negativo
Espaço negativo é a parte da foto sem nada importante, pode ser um fundo branco ou preto, uma paisagem borrada. Esse espaço é muito importante pois ele dá um descanso para os olhos do observador e se ele não existir é complicado você dar destaque a um objeto principal. Em fotos onde não há objeto principal esse espaço pode não existir.
Exemplo tosco de foto sem objeto principal
02.4 Textura, ritmo, perspectiva,  etc
Esses são outros elementos que vou falar em outro post/vídeo porque são muito importantes na hora de compor, mas não quero encher vocês de informação agora.

Espero que tenham gostado, por hoje é só!
Um beijo!


You Might Also Like

36 comments

  1. Mulher, salvou minha vidinha!
    Estou tendo aula de fotografia na faculdade e não tinha entendido nada. Vou salvar seu post e toda vez que for fotografar venho aqui até eu aprender certinho <3
    Um beijo!

    Les Jours de Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaah, que legal! Fiquei tão feliz por ter te ajudado *-*

      Um beijo, Marcela! :D

      Excluir
  2. Gente, que dicas maravilhosas!! Amei!
    Sou uma negação tirando fotos, até mesmo selfie hehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! Espero que te ajudem haha
      Nas selfies eu tambem sou uma negação AUHHUAHUA

      Um beijo!

      Excluir
  3. Arrasou minha linda!
    maravilhosa!
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula,

    Amo fotografar.. mas, as pessoas que vão me fotografar tem uma preguiça e eu acabo saindo horrorosa nas fotos. Mas, quando eu fotografo fica a coisa mais perfeita. xD

    Um beijo, adorei as dicas.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto a sua dor, sou péssima modelo também haha

      Um beijo e muito obrigada!

      Excluir
  5. Dicas sensacionais ❤ muito útil pra quem ama fotografia e quer fotografar melhor.
    Beijos, www.sahsant.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Quantas dicas incríveis! Amo fotografar e essas dicas com certeza vão melhor meus cliques.. =)

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, muito bacanas as suas dicas! Não sei se você curte ler sobre fotografia, mas indico dois livros ótimos sobre o tema: A Câmara Clara, do Roland Barthes e Ver é um todo, do Henri Cartier-Bresson. Beijo, beijo :*

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada pelas indicações, Camila!
      Eu nunca li livro sobre o assunto, obrigada mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  8. Adorooo seus posts sobre fotografia <33
    Você aprendeu tudo isso sozinha?

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Val! <3
      Eu aprendi sim, tive aulas de composição na faculdade, mas as regras acabam sendo as mesmas para tudo ^^

      Beijos!

      Excluir
  9. Amei as dicas. Sou péssimo em tirar fotos, dá pra ver pelas postagens do meu blog, haha. Mas eu tento ao máximo, e vou continuar tentando com essas dicas =)

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas na vida que a gente só aprende fazendo mesmo, te incentivo a praticar sempre!

      Um beijo

      Excluir
  10. Seus post's e vídeos são maravilhosos!
    Super bem elaborados e explicativos <3
    Amei as dicas, vou cuidar com o enquadramento das minhas fotos <333333! beijos

    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muitas dicas boas, importantes e que fazem toda a diferença! Amo saber mais sobre como fotografar melhor. adorei!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marilia! Que bom que gostou

      Um beijo!

      Excluir
  12. Gente, a regra dos terços é mesmo um diferencial. Dá um aspecto mais "confortável" pra o visual, sei lá...
    Ótimas diquinhas!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é difícil explicar, só sentimos a diferença mesmo! <3

      Um beijo, Manu!

      Excluir
  13. Fico muito feliz quando encontro alguma publicação sobre fotografia.
    E vc disse tudo. A composição não depende da câmera e isso só melhora com o treino <3

    www.saidaminalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaay, que bom que te deixou feliz! Agradeço o comentário!

      Beijos, Clayci!

      Excluir
  14. Essas dicas são muito legais!! Já vi alguns fotógrafos falando sobre isso e achei super interessante, realmente faz muita diferença. Eu estou tentando fazer composições mais legais, mas é realmente o mais difícil, na hora de tirar a foto eu nem lembro da regra dos terços nem nada disso kkk
    Ai que bom que você voltou com as dicas, adoro seus post sobre fotografia kkk xD
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada Yanna, sua linda! <3
      As câmeras tem opção de mostrar o grid na tela, ajuda a lembrar XD

      Um beijo!

      Excluir
  15. Oi Paula, tudo bem?
    Adorei o teu post. Realmente adorei mesmo!
    Fotografia é uma das minhas paixões e sempre que posso tento aprender um pouco mais sobre o assunto <3

    Bjs
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Tão detalhadinho. Adorei o post Paula.
    Sempre traca dicas assim pra gente <3
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaay, que bom que gostou! Vou pensar em mais *-*

      Beijos!

      Excluir
  17. Amei o vídeo! Sem dúvidas vou conferir os outros vídeos do seu canal sobre o assunto. A única coisa que já tinha ouvido falar é a Regra dos Terços. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Yaay, fico tão feliz *-*

      Beijos, Paula!

      Excluir
  18. Assisti o vídeo e amei!!!
    Arrasou com os gifs para ilustrar =D

    Blog do Sofá
    do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que bom que gostou! Os gifs perderam muita qualidade quando upei no meu servidor de imagens, mas tudo bem haha

      Um beijo!

      Excluir

Facebook

Flickr

Subscribe