Fotografia | Efeito Bokeh 📷

quarta-feira, janeiro 11, 2017

📷 Mais um post onde eu tenho ajudar vocês e entenderem um pouquinho mais desse mundo lindo da fotografia! Eu sei que eu demorei demais, mas me aguardem que planejei já vários posts sobre o tema e em breve o blog estará com novidades diversas! Estou muito animada com tudo, mas vamos focar no post.

O efeito bokeh é o efeito estético das partes desfocadas e borradas produzido por lentes, geralmente criando pontos de luz desfocados que são muito agradáveis aos olhos e é um efeito que todo fotógrafo gosta (na minha humilde opinião). Nesse post eu quero explicar como criar esse efeito usando duas lentes diferentes, no caso, as duas lentes que eu tenho: 18-55mm f/3.5-5.6 e uma 50mm f/1.8, ambas Canon.
01 - O básico
Para um bom bokeh tudo o que você precisa é desfocar o fundo da foto, lembrar os outros posts que fiz sobre fotografia? Vocês podem acessar aqui, no segundo eu falei sobre o foco e ai mora um dos segredos. Se você tem uma abertura de lente maior, o seu foco fica mais seletivo. Se seu foco está mais seletivo, você consegue um fundo mais borrado mais fácil. Simples assim, não é? Nem tanto, dependendo da lente que você for usar e do ambiente que você estiver fotografando isso pode ser um pouco mais complicado de lidar, por isso vou fazer estudos de caso aqui para vocês.
02 - Lente 18-55mm f/3.5-5.6
Essa é a lente que veio na câmera que eu comprei há muitos anos atras, uma T3i e época eu me batia muito para fazer esse efeito, mas eu não sabia quase nada de fotografia, então eu perdoo a Paula do passado. Primeiro busquei o efeito com a lente sem zoom nenhum, em 18mm com a maior abertura possível f/3.5. As consequências disso foram que para eu ter uma boa exposição eu precisei aumentar o ISO, considerando as fotos tiradas sem tripé,
Agora com a lente na posição de zoom máximo, 55mm e a abertura maior possível f/5.6 eu consegui um bokeh mais bonito, na minha opinião, mas dependendo da situação você não consegue ficar sempre na posição de maior zoom. Eu também tive de aumentar o ISO aqui para ter uma melhor exposição.
03 - Lente 50mm f/1.8
É a minha lente preferida justamente por ela formar fundo borrados lindos! E a abertura focal dela é de 1.8, o que é muito grande e torna muito mais fácil borrar o fundo. O único problema dai é trabalhar com o foco seletivo demais, se for para um retrato fica complicado porque o rosto inteiro não fica em foco, apenas a ponta do nariz, por exemplo. Além do que a 50mm aproxima demais os objetos, sendo assim, você precisa de muito mais espaço para fotografar pessoas, prédios, etc. Nesse exemplo usei a abertura de f/1.8 na mesma situação da lente anterior e vejam a diferença, pude até usar um F100 (esquerda) e manter a foto com uma boa iluminação.
Agora aqui só para mostrar para vocês, coloquei o f/3.5 e olha o resultado: um bokeh menor e com formato pentagonal.
04 - Outras considerações e brincadeiras
Outras coisas que você sempre deve levar em consideração é: está se batendo com as configurações da câmera e não sabe como resolver? Tira os olhos do visor e presta atenção na sua cena. Você consegue mudar o fundo mais para trás? Isso vai te dar um fundo mais borrado. Você consegue colocar o objeto principal mais para frente? Você consegue mudar o ângulo da foto? As vezes a solução para o fundo ideal é mais simples do que você imagina! É só estar atento.
Outra coisa legal desse efeito e que eu amo muito é podar dar formato ao seu bokeh com filtros. Você encontra eles super baratos no ebay ou pode fazer em casa, olha como fica fofo:
Então gente, espero que tenham gostado! Vocês costumam usar esse efeito nas fotos? Eu uso sempre e se quiserem eu ensino como faz os filtros para dar formato nas luzes!
Um beijo!💋

You Might Also Like

3 comments

  1. Oi Paula, acho muito lindo esse efeito bokeh, adorei saber um pouquinho mais sobre ele. Beijo, beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paula :)
    Também tenho uma câmera T3i (é com ela que você faz vídeos?)
    Eu amo bokeh e estou pensando em comprar a lente 50mm também :)
    E faz o DYI desse efeito de coraçõeszinhos <3

    Beijos,
    Giulia | 1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir

Facebook

Flickr

Subscribe