The Man in the High Castle | Muitas reflexões

quarta-feira, março 29, 2017

 ❤Olá, gente linda! Tudo bem com vocês? Espero que sim e espero que o post de hoje seja interessante para vocês. Lá no canal eu já indiquei esse seriado, chamado: The Man in the High Castle. A história se passa em um mundo distópico onde o vendedor da Segunda Guerra Mundial foi o eixo e não os aliados. Então basicamente acontece com os Estados Unidos da América o que aconteceu com a Alemanha, ele foi dividido ao meio e a parte voltada para o pacífico ficou sob domínio japonês e a parte voltada para o Atlântico fica sob domínio alemão. 
Nesse contexto durante o seriado nós somos bombardeados com cenas do cotidiano de ambos os lados, símbolos e marcas americanas aparecem sucateadas e abandonadas, dando espaço para os símbolos, marcas, cultura e mode de pensar do vencedores (Japão e Alemanha). Do lado japonês podemos ver os programas de tv, as artes marciais e as datas comemorativas japonesas sendo internalizadas pelos americanos, já do lado alemão os sistema de ensino, os avanços da ciência, o foco no desenvolvimento científico e a rejeição dos movimentos modernistas.

Tudo isso foi muito bem explorado pelo seriado, mas o que mais me impactou e me fez mudar muito a forma com que eu vejo a cultura e os ideais americanos foi o caráter dos regimes que, nessa distopia, saíram vitoriosos: ambos eram extremamente rígidos. A Alemanha com a sua autocracia sob um líder absoluto e o Japão sob o domínio de um rei.
Nós aqui no Brasil crescemos com muita influência da cultura americana, muito mais ao meu ver que da européia. Isso sempre me fez desde pequena a questionar o porque de tudo que era estadunidense era considerado melhor, mais avanço. Sempre me incomodou demais a mania que muitos de nós temos de colocar eles em um pedestal, então eu peguei uma certa birra com o país inteiro... Tanto que até hoje ele não é nem top 5 nos países que eu quero visitar! haha
Meu problema maior sempre esteve no fato da cultura americana ser extremamente consumista e se pautar muito no ideal de que eles são muito superiores aos outros e gostarem muito de passar essa imagem. Hoje em dia eu conheço muitos problemas americanos e nem que me pagassem eu moraria por lá, a realidade americana que eu conheço e tanto vejo por ai não é a dos filmes de famílias brancas morando em um subúrbio, mas sim de um sistema capitalista extremamente cruel e não inclusivo. Fora já tenho aversão a  "cultura do carro", então para mim não daria mesmo para viver por lá.

Escrevi tudo isso para contextualizar como eu me sentia em relação aos EUA, porém uma coisa eu nunca havia parado para pensar e o seriado me fez refletir muito: como seria o Brasil se o eixo tivesse ganhado a guerra? 
Gente, esse pensamento me fez ficar horas e horas viajando nas respostas e não existe uma conclusão específica. Acredito que nós teríamos mais influência alemão do que japonesa, pela proximidade com a cultura ocidental que nós já tínhamos. Na época da segunda guerra o Brasil  estava sob um regime ditatorial de Vargas, porém com a vitória dos aliados, manter uma ditadura era impensável, dai os militares assumiram o poder para restabelecer a democracia (parece piada, não é?). Mas parando para pensar, se os aliados não tivessem vencido, Vargas continuaria no poder? Ou talvez os militares assumiriam sem desculpa democrática, mas com auxílio alemão instalando aqui um regime inspirado nos moldes germânicos? Tudo isso é pura especulação da minha cabeça, mas vocês não ficam assustados pensando em como seria o mundo se aquele guerra tivesse, de fato, terminado diferente?
Quantas liberdades nós ainda não teríamos hoje em dia, quantos preconceitos nós ainda acharíamos normais? 
Essas são perguntas que me assombraram durante muito tempo e por isso hoje eu posso dizer que sou muito feliz pelos estadunidenses terem vencido. Porque apesar de achar os ideais de liberdade americanos falhos as vezes, eles foram muito importantes para a construção do mundo como ele é hoje e não, o mundo não está nem perto de estar perfeito, mas acredito que está bem melhor do poderia estar! haha
Eu evitei entrar em detalhes sobre vários pontos do regime nazista como a supremacia racial, anti semitismo e tal porque eu queria tentar deixar o post mais curto, mas acredito que tudo isso iria impactar demais o nosso país e deixo em aberto a reflexão, o que vocês acham de tudo isso? Eu estou louca ou tenho um pouco de razão?
Um grande beijo!💋

You Might Also Like

0 comments

Facebook

Flickr

Subscribe